A COMECON


  • O que é COMECON? Quais objetivos?

A Confraternização de Mocidades Espíritas de Contagem é um evento organizado pelo Departamento de Mocidades da AME (Aliança Municipal Espírita) de Contagem e que tem como objetivo oferecer ao jovem uma oportunidade de estudo e aprendizado em um ambiente saudável durante o período de carnaval. A COMECON acolhe cerca de 150 jovens, integrantes das mocidades de Contagem e região, em regime de internato durante os 04 dias do feriado de Carnaval, transformando o espaço de realização num grande ambiente familiar.

  • O que acontece na COMECON?
A COMECON é Confraternização de Mocidades Espíritas de Contagem, realizada com o apoio do Departamento de Mocidades (DM) da Aliança Municipal Espírita (AME) - Contagem.

Sobre a COMECON


Resumidamente, um dia de COMECON é assim: inicia-se o dia com um café da manhã, em seguida temos uma leitura de abertura do dia, logo após temos dois períodos de estudo intercalados por um intervalo, após este estudo temos o almoço, horário que pode ser usado para o banho (dentro das possibilidades que a escola possa oferecer). O período da tarde é normalmente dedicado as dinâmicas de estudo e oficinas, tendo também um intervalo entre as atividades. No fim de tarde e transcorrer da noite temos horários dedicados ao banho, ao jantar, um momento para dinâmicas de integração e apresentações artísticas, sendo que o dia encerra com um Chá e logo após um culto nos dormitórios, um momento para fixar as reflexões do dia.

  • Quem faz o encontro?
A COMECON possui diversos organizadores, jovens de mocidades e/ou demais atividades da casa espírita que em sua maioria já participaram de organizações de anos anteriores ou similares em Contagem e região. Esses organizadores são divididos em comissões para um melhor andamento da preparação da Comecon, que por sua vez se dá a partir de Agosto de todo ano. São elas: Coordenação Geral, Estudos, Serviços Gerais, Nutrição, Apoio, Integração, Artes e Secretaria.

  • Como faço para ir a COMECON?
Para participar é preciso ter idade mínima de 14 anos, devidamente autorizado pelos pais ou responsáveis; esteja há mais de um ano inserido na Doutrina Espírita, ter freqüência mínima de 75% nas tarefas do Grupo Espírita em que participa, participar das 02 prévias da Comecon e ter a inscrição efetivada com ficha aprovada e devidamente assinada pelo participante e responsável do grupo. As fichas de inscrições serão enviadas para os coordenadores de mocidade conforme calendário do DM Contagem.


Em caso de dúvidas, entre em contato com Coordenação Geral da COMECON: geral.comecon@gmail.com