sexta-feira, 8 de junho de 2007

Reunião do DM de junho abriga o 1º “Tópicos”


"O que estamos fazendo agora? Estamos estudando? Bem... trocamos idéias. Estamos trabalhando? Em certo sentido, sim. Estamos nos divertindo? Eu estou. Estudo, trabalho e tempo livre são uma coisa só". (Domenico de Masi)


Para quem abraçou realmente o trabalho com a mocidade espírita de Contagem, esta foi a tônica do primeiro “Tópicos”, que aconteceu no dia 3 de junho, a partir das 15 horas, no Amor e Caridade.
Estiveram presentes coordenadores das mocidades:

- Irmão Miramez
- Luz
- F. A. Riacho
- Chiquinhos
- Gotas
- Os Eurípedes
- Vinha
- Irmão Tobias (estávamos com saudades!)
- Luiz Sergio
- Mãos Fraternas
- Amor e Trabalho
- Abrigo (que chegou a tempo de participar do final das discussões)

Essa primeira experiência serviu para levantar as idéias e discutir o que os coordenadores estão sentindo e sonhando para o trabalho. Ficou clara a necessidade de aproveitar formas alternativas de estudar – como as que vêm acontecendo em diversas mocidades que optaram pelo formato de “grupo de estudos” alternado com o de “palestra” (motivo pelo qual resgatamos essa foto que flagrou um grupo de estudos no Luz da Esperança se refestelando com Coca-Cola e Emmanuel, há uns bons anos atrás... saudades!).
No próximo “Tópicos” – que acontecerá no dia 15 de julho, às 15 horas, no Amor e Caridade - teremos a participação de um facilitador da área da psicologia, com o qual iremos trabalhar a questão da equipe.
O pessoal deu muitas sugestões para o futuro site do DM, que já está no ar mas ainda vai passar pelos devidos aprimoramentos, abrigando inclusive um banco de dados com estudos, dinâmicas e tal. O endereço está nos links ao lado.
Um abraço!

3 comentários:

Unknown disse...

Prezados companheiros de ideal espírita, que a paz do Mestre esteja com todos nós!

Ricardo pensando sobre os trabalhos dos coordenadores da mocidade Espírita da última reunião (apesar de infelizmente ter confundido o horário de início de nossa reunião e não ter participado a tempo!) cheguei num ponto que fiquei questionando enquanto coordenadora. Penso que nosso papel é de educadores, e o ambiente ao qual estamos inseridos é de promover a educação do espírito ao passo que nos eduquemos também. E percebo que chegamos num momento que somos chamados a realmente nos preparmos mais para o desiderato ao qual fomos convocados.

Então os mesmos questionamentos que me fiz vou jogar aqui também, ok?

- Estamos criando um ambiente que realmente promove essa educação?

- Como promover essa educação?

- Estamos identificando os conflitos, os potenciais, as necessidades do jovem? E, estamos auxiliando-os utilizando a pedagogia do amor nas relações? (penso que é um processo que passa pela simplicidade).

- Estamos respeitando a individualidade de cada jovem?

Bom, acho que iremos debater bastante nos próximos encontros sobre isso tudo, não é mesmo? Essas questões ficaram para mim como um grande desafio e por isso, eu pensei em repassá-las para o grupo.

Um abraço a todos e até a próxima.

Rodrigo Marçal disse...

Pois é Ricardo!

Lá no Francisco estamos colocando a mão na massa pra poder mandar nosso material pra montagem do banco de dados! Encontramos programações de 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006 e naturalmente o que temos pronto desse ano! Muitos temas. Expositores e formatos de trabalho! Agora é organizar isso e mandar pro DM. Acho que se todas as mocidades disponibilizarem esse material, vamos facilitar uma etapa do trabalho que nos dará mais conforto pra trabalharmos diretamente com os jovens! Acredito que enquanto estivermos exclusiva e excessivamente atabalhoados com temas, expositores e dinâmicas vamos acabar perdendo o mais importante que é o contato com o jovem! Por isso apoio e defendo o Banco de Dados! Ele não resolve o problema mas nos alivia de um trabalho que muitas vezes se torna um desafio dos maiores! Acredito que as outras mocidades tem muito pra contribuir umas com as outras...E estou ansioso pra poder garimpar formas de trabalho, estudos, expositores, temas, técnicas nesse banco de dados!

Rodrigo Marçal disse...

Gostaria de aproveitar o ensejo pra convidar os outros coordenadores a visitarem, e se sentirem vontade a participar do blog do Francisco de Assis do Riacho. Acho que lá vcs poderão saber o que temos aprontado nos últimos meses e quem sabe assim já podemos começar a trocar umas idéias!
www.mocidadefrancisco.blogspot.com
entrem lá!